Sim a guerra existe – Sim temos solução!!!



De cima dos meus 44 anos de idade vasculho a minha memória em busca de uma declaração real dos acontecimentos fatais no Rio de Janeiro, as memórias são sempre cobertas por uma ou mais desculpas políticas, que na tentativa de encobrir sua própria incapacidade de administrar um estado, acabam por fortificar o que chamo de Republica Independente do Crime, com sua administração apartada e seus lucros compartilhados com um poder ou outro, em troca de informações ou falta de informação a quem possa interessar.

Mas para a minha total surpresa, alguma coisa mudou, nunca vi nada parecido e declaro um marco esta semana de 21 a 28 de novembro de 2010. O Estado do Rio de Janeiro oficializou que existe uma guerra armada em seu território. Os governos municipais, estadual e federal aceitaram por fim que existe esta guerra e que estes não podem se omitir e fazerem de conta que não estão vendo os cidadãos dos morros cariocas sendo escravizados e mortos todos os dias.

                          

Provavelmente uma motivação política iniciou este processo de declaração de guerra contra o crime, alguém queria sair na foto, mas a coisa tomou corpo, a mídia foi em peso para o campo de combate, emissora e representantes internacionais estão presentes, deixou de ser um ato municipal e tornou-se uma questão de honra brasileira. Foram convocadas as forças armadas e as policias em todas as suas formações.

E parafraseando nosso digníssimo presidente Lula... “Nunca na história do Rio de Janeiro se demonstrou verdadeira vontade de vencer esta guerra, como o fazem agora”, de devolver a dignidade aos já sofridos moradores das comunidades atingidas, são brasileiros que tem orgulho de seu país e que estavam esquecidos e suplantados pelo regime criminoso e opressor que lhes dava com uma mão e tiravam com a outra.

Se queres a paz prepare-se para a guerra. Pois bem, as principais imagens deste domingo brasileiro foram a mais pura expressão de contra-senso, que bem foi expressa na frase creditada tanto à Cícero como a Ápio Cláudio (o cego), a frase "si vis pacem para bellum" pode ser traduzida "se quer a paz, prepare-se para a guerra".

Que seja mantida a presença militar nos morros do Rio de Janeiro, que o Estado e o Município cuidem dos cidadãos com respeito e veremos uma nova sociedade crescer em paz. A força militar foi muito bem coordenada e deve seguir nestas atividades até a completa pacificação.    

Cumprimento com orgulho cada soldado desta Força de Ocupação e Força da Estabilização da Ordem e do Direito, sabemos que o que importa para além do registro é o fato necessário e inevitável, o conflito só começou, mas desta vez acredito que será diferente, acredito que os moradores dos morros cariocas serão tratados com dignidade e que poderão criar os seus filhos em paz.

Parar de fumar - 2o. Ato



A algum tempo atrás eu fiquei quase um ano sem fumar, ótima temporada, o físico agradeceu e o mental mais ainda. Época em que me dediquei a academia, mudei de perfume e é lógico reencontrei o meu paladar, e como é bom sentir os sabores de tudo o que se come, pois para o fumante de muitos anos, só é possível analisar os sabores mais fortes, não se consegue diferenciar por exemplo os sabores de maçã vermelha e maçã verde.

De volta a África e em momento conturbadíssimo apelei novamente para o cigarro como muleta, aquelas velhas desculpas de que o trago é um bom companheiro em momentos de tensão e confesso que naqueles dias a muleta funcionou. Pois bem, mas não se pode viver de muletas, ou as pernas esquecem como é andar naturalmente, hora de parar novamente, estou a semanas pensando nisto.

Para a minha surpresa, hoje em um papo pelo MSN com a minha irmã Violeta de Campo Grande - MS, ela me fez esta proposta, agora sem o mano, na família só nós dois fumamos, que tal um pacto? Vamos parar juntos? Topei e marcamos a data, 1º. de dezembro de 2010 - quarta-feira da semana que vem, daqui a 4 dias. Lá vamos nós então, nesta forma de dual torcida, vencer mais este obstáculo. Fica aqui o registro.

Casamento na India

Tudo na índia é rico em detalhes, harmoniosos detalhes em tudo. Um casamento na India é uma prova viva de que cada detalhe é único, precioso e vivido em cada detalhe. Prepare a sua camera e seus olhos vão sorrir, nada de muito flash, procure fotos naturais, esqueça o "olha a foto", seja natural e não atrapalhe a comemoração da vida.








Mano


Começo pedindo desculpas pela ausência e agradecendo os inúmeros emails, telefonemas e sms que recebi dos amigos se colocando ao meu lado e ao lado de minha família neste momento difícil.

Então tenho que voltar a escrever, afinal o meu irmão era um dos maiores incentivadores destes meus escritos, bem como de meu trabalho fotográfico, lógico que aprendi a escrever com os mestres da própria família, ele foi um destes.

Lá se foi ele para o andar de cima, encontro marcado com os que já lá estão e que lhe são caros. Imagino uma reunião Paiviana, meu avô, avó, pai e agora ele, tratando de dar noticias do mundo de cá. Espero que ele lembre de dizer que aqui todos ficaram mais evoluídos com a passagem dele, mais cultos, mais corajosos e mais amorosos, pois isto é fato, ninguém que viveu ao lado dele ficou imutável.

E eu desejo ao meu irmão Alcy, Sábio, Mestre do Fogo, Guerreiro, Filósofo, Escritor, Polêmico, Apaixonado, Amigo, Irmão, Companheiro de vida, que os nossos amigos de luz o guiem e o protejam sempre, assim como fizestes comigo e com tantos aqui neste mundo.

Segue o teu caminho com o amor de teu irmão, a vida nunca mais será a mesma, aquela flor de maracujá nunca mais terá o mesmo brilho, são as marcas que a vida nos deixa, e os ensinamentos nos mostram que seguir adiante é a única saida. Obrigado mano, muito obrigado por tudo! Fica bem! Nós estaremos bem.