Seguindo com sua nova máquina fotográfica, vamos falar um pouco sobre iluminação, neste ponto não existe meio termo – é tudo ou nada, ou fica muito bom ou muito ruim de uma vez só. As vezes um registro muito bacana vai por água abaixo.
O Arco do Triunfo foi inaugurado em 1836 em homenagem a Bonaparte, o lado mais bonito da Praça Charles de Gaulle, é bom saber este histórico se você for apresentar a foto abaixo para alguém, pois sem legenda pode ser confundido com outros tantos lugares que possuem monumentos parecidos.
Como poderia ficar melhor esta foto? Focando o lado iluminado do arco, lado oposto ao que foi clicado, mesmo a luz tênue seria suficiente para ficar muito bacana. Outra alternativa seria trabalhar a ASA, mas fica isto para outra dica. Vamos seguir com iluminação básica.
Aproximadamente no mesmo horário da foto do Arco do Triunfo, foi feita esta abaixo, linha férrea em Dublin, com uma iluminação mais próxima e sem o uso do flash, veja o resultado:
Quando não se tem a iluminação ideal é necessário ter imaginação, criatividade e arriscar vários cliques, os resultados costumam ser muito bons.
Quem já fotografou um por de Sol sabe as dificuldades para esta foto se não dispõe de filtros, equipamento de ponta e etc.., mas com a sua máquina digital você consegue fazer grande fotos, é só esperar o momento certo, deixar o Sol baixar ou se esconder nas nuvens mais pesadas e captar toda a iluminação que fica espelhada em mar e nuvens, pre-formando um cenário magnífico, aguardando só o seu “click”:
As outras fotos feitas durante o dia são mais fáceis e você irá acertando a mão com o tempo!
Boas fotos!!
Este é meu professor!!! Mandou bem Sergião!
ResponderExcluirAlfredo.
Que tal postar algo sobre foto de nu artístico?
ResponderExcluirHenrico
Sempre venho ver o que vou aprender com você.
ResponderExcluirAinda vou conseguir belas fotos (rss).
Bjs.
Dá para colocar por escrito aquela dica de contra luz usando o sol? Gracias amigo!!!
ResponderExcluirBosco
Belíssimas fotos! Ótimas dicas! Muito bom!
ResponderExcluir