Avaliações fotográficas

Tenho minhas fotos expostas em 4 sites, 2 destes de empresas européias - Espanha e Portugal, 1 no México e o outro no Brasil. Fico observando a avaliação dada pelos colegas fotógrafos e demais visitantes quando coloco a mesma foto nos 4 sites, o primeiro ponto que pesa é o quesito "quem disse antes de mim" - ou seja, se um fotografo europeu renomado comenta que o seu trabalho está muito bom e etc... aguarde uma chuva de "Eu também acho..." e as mais variadas visões até cubistas em um PDS P&B.  A mesma foto quando avaliada pelos colegas mexicanos já recebem um pouco mais de calor e, como não poderia ser diferente, aos olhos dos fotógrafos brasileiros tudo tem um tempero mais quente, harmonioso e nada leva nota menor que 5.

Nossas modelos fotográficas então são um elemento em nossas fotos que distancia qualquer outro continente. Muitas delas nunca fizeram fotos artísticas, nem cursos  e  nem nada, estão prontas para trabalhar, como se nasceram assim com este jeito faceiro que conquista as lentes e uma infinidade de admiradores.

Em resumo temos um ótimo conjunto de profissionais, tanto na frente quanto atrás das câmeras e por fim temos que ser avaliados por réguas que não nos cabem. Fico sempre preocupado ao postar um novo trabalho meu, não pelo que verão, mas pelo que deixarão de ver. E se a avaliação for européia me preocupa um pouco mais, pois infelismente em muitas terras de  lá, modelo bonita é modelo nua. Não que também não seja, mas não deveria ser uma regra.


Um abraço a todos,
Sérgio Paiva

Um comentário:

  1. Eu recebi uma estrela e uma nota 4 por um trabalho que apresentei e que foi ganhador do Festival de Natal no ano passado. Devia ter lido teu Blog antes.

    Marcos Arruda

    ResponderExcluir

Deixe aqui o teu comentário.