Minha Câmera no Manual ou Automático?

Este tema foi colocado pelo fotógrafo Fred Valetim e resume muito do que me perguntaram nesta semana, parabéns ao Fred.

Existe um mito que fotógrafos profissionais não usam sua máquina nos modos pré-definidos como prioridade de abertura (A), prioridade de velocidade(S) entre outros, somente no modo manual, outro mito é que  fotógrafos profissionais não usam recursos automáticos da câmera. Na verdade eu penso o contrário. Um dos requisitos de um bom fotógrafo é ter domínio sobre seu equipamento, um bom fotógrafo lança mão de todos os recursos de sua máquina inclusive os recursos automáticos. Se eu tenho uma Ferrari nas mãos com um motor de quinhentos ou um milhão cavalos, pra que eu vou dirigir somente de 1ª ou 2ª marchas?
O modo que vou usar minha câmera depende muito da situação, algumas vezes uso no modo de prioridade de abertura, outras em prioridade de velocidade e às vezes em manual, o que vai me fazer definir o modo vai ser a cena, o clima ou a técnica que vou usar. Minhas câmeras fotográficas sofreram muito na minha mão antes do primeiro trabalho, tive que fazer vários testes e conhecer bem o comportamento dos seus sistemas de medição, foco e cor, eu precisava saber como elas se comportavam em diversas cenas de pouca ou muita luz.
Vou dar um exemplo. Se eu vou fazer fotos de um evento em externa que geralmente tem muita luz na maioria das situações não terei que me preocupar com a velocidade do obturador e sim com a abertura da lente dependendo do efeito que eu quero, então quanto menos coisas eu precisar me preocupar melhor porque eu quero estar envolvido na cena e no clima do momento, quero ver a expressão de cada rosto no meu enquadramento, direção da luz, o que está na sombra, composição da cena, equilíbrio, tom, textura e uma infinidade de coisas que quase sempre vou ter segundos pra verificar antes de fazer o click. Então vou lançar mão de todos os recursos que a tecnologia da minha máquina puder me dar na hora, eu paguei caro por esses recursos e teve uns caras que gastaram muito cérebro pra fazer essas geringonças funcionarem, nesse caso não quero me preocupar com a velocidade, eu vou fazer sim uma rápida verificação, mas posso perder o momento “X” se tiver que ajustar tudo no manual, então eu digo para minha máquina: “Você se preocupe com a velocidade e que eu vejo o resto. Ok?” E assim funcionamos bem.
O importante aqui é você saber  como funciona cada recurso da sua câmera e se ele funciona bem, sabendo isso você vai saber intervir quando o recurso não der certo e ai sim um modo manual onde você terá que ajustar tudo dará muito certo. Agora se você não souber para que serve um modo FP de sincronismo do seu flash ou para que serve uma compensação de exposição e a que técnica se aplica, será como usar uma Ferrari para dar uma voltinha no quarteirão a 20 km/h.
Uma pessoa  fez o seguinte comentário: "Flash incorporado em uma câmera profissional é uma piada" Provavelmente ele não sabe que no modo COMANDER da máquina que ele se referia  pode ser usado para disparar vários outros flashes dedicados sem que a luz do incorporado afete o assunto, é um recurso fantástico, já ouvi várias outros equívocos sobre isso e geralmente percebe-se que isso acontece por falta de conhecimento.
Procure saber os recursos de sua máquina, teste todos os modos automáticos e faça comparações. Tente entender como que sua câmera está vendo e interpretando a cena e use esses recursos, mas lembre que quem irá colocar emoção na imagem é você, não os recursos de sua máquina. É você que deve estar no comando.

Fonte: Fred Valetim Fotógrafo

http://www.segredosdafotografia.com/

Um comentário:

  1. Boa postagem. Como eu gostaria de conhecer todos os pormenores da minha maquina... mas vou tentando aprender pouco a pouco. Tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o teu comentário.