Sim a guerra existe – Sim temos solução!!!



De cima dos meus 44 anos de idade vasculho a minha memória em busca de uma declaração real dos acontecimentos fatais no Rio de Janeiro, as memórias são sempre cobertas por uma ou mais desculpas políticas, que na tentativa de encobrir sua própria incapacidade de administrar um estado, acabam por fortificar o que chamo de Republica Independente do Crime, com sua administração apartada e seus lucros compartilhados com um poder ou outro, em troca de informações ou falta de informação a quem possa interessar.

Mas para a minha total surpresa, alguma coisa mudou, nunca vi nada parecido e declaro um marco esta semana de 21 a 28 de novembro de 2010. O Estado do Rio de Janeiro oficializou que existe uma guerra armada em seu território. Os governos municipais, estadual e federal aceitaram por fim que existe esta guerra e que estes não podem se omitir e fazerem de conta que não estão vendo os cidadãos dos morros cariocas sendo escravizados e mortos todos os dias.

                          

Provavelmente uma motivação política iniciou este processo de declaração de guerra contra o crime, alguém queria sair na foto, mas a coisa tomou corpo, a mídia foi em peso para o campo de combate, emissora e representantes internacionais estão presentes, deixou de ser um ato municipal e tornou-se uma questão de honra brasileira. Foram convocadas as forças armadas e as policias em todas as suas formações.

E parafraseando nosso digníssimo presidente Lula... “Nunca na história do Rio de Janeiro se demonstrou verdadeira vontade de vencer esta guerra, como o fazem agora”, de devolver a dignidade aos já sofridos moradores das comunidades atingidas, são brasileiros que tem orgulho de seu país e que estavam esquecidos e suplantados pelo regime criminoso e opressor que lhes dava com uma mão e tiravam com a outra.

Se queres a paz prepare-se para a guerra. Pois bem, as principais imagens deste domingo brasileiro foram a mais pura expressão de contra-senso, que bem foi expressa na frase creditada tanto à Cícero como a Ápio Cláudio (o cego), a frase "si vis pacem para bellum" pode ser traduzida "se quer a paz, prepare-se para a guerra".

Que seja mantida a presença militar nos morros do Rio de Janeiro, que o Estado e o Município cuidem dos cidadãos com respeito e veremos uma nova sociedade crescer em paz. A força militar foi muito bem coordenada e deve seguir nestas atividades até a completa pacificação.    

Cumprimento com orgulho cada soldado desta Força de Ocupação e Força da Estabilização da Ordem e do Direito, sabemos que o que importa para além do registro é o fato necessário e inevitável, o conflito só começou, mas desta vez acredito que será diferente, acredito que os moradores dos morros cariocas serão tratados com dignidade e que poderão criar os seus filhos em paz.

9 comentários:

  1. Olá Sérgio!!!
    Como moradora da cidade do Rio de Janeiro, posso confirmar o seu texto.
    Este ultimos dias foram muito difíceis, principlamente a Quinta-feira passada, que foi o dia com o maior número de ataques pela cidade e eu tive que rodar muito de carro pela cidade porque neste dia da semana trabalho longe de casa.
    Mesmo não passando pelas áreas de conflito, o medo foi grande e no final do dia estava absurdamente cansada pelo dia extremamente tenso.
    Mas como vc falou nunca se viu nesta cidade uma onda mudança de comportamento tão grande na sociedade.
    Estamos cansados do domínio dos "vagabundos", isso inclui os péssimos políticos.
    Agora acredito que temos um governo com força e coragem para enfrentar o que já era para ter sido feito há muito tempo, mas tinhamos uns políticos... sem palavras.
    Não importa agora se o motivo para essa mudança é isso ou aquilo, o que importa é a ação e como vai ficar daqui para a frente.
    Todos temos que ter direito de viver dignamente e em paz, longe desta praga dos bandidos.
    Abraços.
    Lidia de Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Mai uma vez o governo Lula mostra a sua diferença para com os outros governos que nunca fizeram nada para acabar com a dominância destes bandidos tanto no rio como em são Paulo.
    O melhor exemplo que foi que o PCC parou a maior cidade do Brasil e o governo na época do senhor Alquimin teve que negociar regalias para esta escoria da humanidade.
    Mas o povo infelizmente não tem memória e mantém a mais de 16 anos o PIGs no governo de SP.

    ResponderExcluir
  3. O governo federal, junto com todas as forças policiais tanto civil militar forças armadas e as denuncias da populaçao sofrida e escravizada no Rio mostraram a esses lixos que o buraco eh mais em baixo, e que com certeza as forças do bem sao na sua total maioria mais forte que as maldades praticadas.
    DEUS ABENCOE O RIO A TODOS OS BRASILEIROS QUE VIBRARAM TANTO COM ISSO QUE FOI MAIS GOSTOSO DO QUE GANHAR A COPA DO MUNDO

    ResponderExcluir
  4. Fala Cia.Eiro!
    Esse fato me mostra que essa atitude sempre foi possível, o que faltava era coragem e vergonha, pois com certeza muitos políticos estaduais e federais não estão tão felizes com esta resposta ao crime. Acho muito legal a mobilização das pessoas e valorizarem o trabalho executado das policias em conjunto com o Exercito, mas não podemos de lembrar que o Governo Federal a muito não investe nas forças armadas, e caso isso acontecesse essa guerra seria muito mais fácil.

    ResponderExcluir
  5. Também acredito que tenha sido feito um grande trabalho acerca desse evento que, por tanto tempo, manchou não só o Rio mas outras cidades brasileiras também.
    Porém, estranha-me terem levado tanto tempo para demonstrar essa força. O governo Lula já está no término do seu segundo mandato e só agora demonstrou esse apoio e/ou preocupação. Como eu disse, causa-me muita estranheza esse comportamento inesperado, ainda mais vindo de alguém "tão" preocupado com a nação como ele, não é?

    Muito bom o seu texto, Sérgio, que possamos comemorar essa vitória como uma constante em nossas vidas, especialmente aos que vivem nas metrópoles e se encontram cercados de todo tipo de intempérie, sempre de difícil solução.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sergio.
    Uma noite feliz, uma estrela no céu, um presente abençoado de esperança e amor. Um santo Natal para si e os seus. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Felices fiestas gracias por su amistad.
    Un Cordial Saludo desde Creatividad e imaginación fotos de José Ramón

    ResponderExcluir
  8. O presente já mostra que a guerra do Alemão foi apenas uma batalha, só a ponta do iceberg, não? Agora é que está vindo à tona a podridão maior, a que se aloja no intestino das forças sw segurança, envolvendo policiais civis e militares, inspetores, delegados e até o Chefe de Polícia. Só nos resta torcer e pressionar para que a apuração dos fatos não poupe nenhum dos culpados. O que será muito difícil, pois a trama macabra parece contar com a participação, conivência ou omissão de altas autoridades políticas.

    Foi um prazer conhecer o seu blog, Sergio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Sérgio, eu é que adoro o seu blog! O design, os textos, enfim, tudo. Obrigada pelo comentário no meu blog. Preciso dar mais atenção aos posts. Antigamente, eu escrevi melhor e atualizava todos os dias. Tentarei voltar a fazer isso. Obrigada pela motivação! abraço, Carol

    ResponderExcluir

Deixe aqui o teu comentário.