Companheiro eterno

Enquanto você lê este tema, imagine que hoje é o “dia dos pais”, assim fica mais fácil lembrar de teu pai, ou lembrar de si como pai.

Para tudo nesta vida se tem um mestre, um direcionador a lhe apontar o Norte, seja um professor em teu mestrado, um amigo nas piores horas, um irmão que te ampara, outro que te orienta, um chefe que te estimula para que você progrida, enfim existem os companheiros de vida por toda a vida. Mas é bem certo que a imagem paterna é sempre a de companheiro eterno, esta é a imagem que conservo de meu pai, que já está em outras paragens universo a fora, meu companheiro me deixou uma bagagem grande de experiência, conhecimento e amor a tudo – principalmente a família.

Uma mistura de dor de ausência com alegria dos momentos vividos juntos se faz presente em todas as vezes que estou com ele em minhas lembranças e procuro mesmo que já a muitos anos, reavivar as palavras ditas por ele quando eu ainda era um menino “cresça e seja um bom homem...”.

Ai eu me pego andando e fotografando por este mundo afora e me deparo com inúmeras cenas do mais puro abandono familiar, tanto que é até desumano, que fico me perguntando onde andará os pais de muitos destes tantos que vejo a minha frente, o que terá acontecido entre o momento que nascera aquela criança dócil, de sorriso espontâneo, e o momento atual que me mostra um ser literalmente na sarjeta do mundo – é a mesma criança, mas já agora sem fé e sem sonhos, sem sorrisos e sem nada, só lhe restou o abandono.

Outras milhares de crianças vivem um mar de “tudo posso” não “naquele que me fortalece” mas sim “naquele que não brinca comigo mas paga as contas”, são muitos e talvez o teu também o seja. Cercado de videogames e notebook - fla com voce por email ou msn, isolado em mundo que ele não criou, apenas ele vive no mundo que você deixou sobrar para ele, tua ausência, tua falta de tempo, teus compromissos, tua corrida pelo eldorado tiraram de ti o teu maior tesouro - o teu filho, ele mesmo, bem ai do teu lado e mais parece estar em outro continente.

Tuas razões são claras e contundentes, mas só servem para aliviar a culpa da realização que você não conseguiu ter, ter o teu filho bem próximo de ti.  Parafraseando Ed Wilson na música “O Profeta”, que é ótima na voz de Zé Geraldo:

Hei! Homem Deus acorda, é tempo ainda
Eis que o teu tempo finda faça uma oração
Hei! Homem de Deus deixe a incoerência
E em sua conferência fale de perdão.

Não deixe que o tempo finde, resgate seu filho da insolação de tua ausência, da aridez de tuas caras de cansado, lembre-se que ele foi e é o teu objetivo, faça lá uma bola de meia e vai jogar com ele. No futuro ele vai ser o pai e passará aos seus futuros filhos a imagem que recebeu de ti, você pode nem perceber mas todos os teus atos influenciarão uma cadeia de inocentes crianças, que terão coisas boas em si, ou não, neste momento isto depende de você, troque valores com ele e perceberá que os valores dele vão te surpreender.

Faça o possível e esteja pronto também para realizar o impossível, mas deixe para seu filho a mais rica de todas as recordções, de que vocês são etérnos companheiros. Dedique-se um pouco mais a sua família, ela é tudo o que você verdadeiramente tem.







Eu sempre associo uma fotografia a um escrito, mas desta vez falhou pois eu não tinha nada que se parecesse com o que gostaria de escrever, recorri a minha lista de amigos fotógrafos e me de parei com este trabalho da Giselle Siedschlag, retratando as linhas que escrevi aqui, posso garantir a todos que muitos anos e mais anos passarão e este menino sempre lembrará deste dia, seguro e protegido, amado e simplesmente “a toa” curtindo momentos com seu pai.



Agradeço a Giselle por ter me concedido a devida permissão de utilizar esta fotografia, parabéns pelo teu trabalho, cada fotografia tua traz consigo uma carga emocional muito grande, trate de fazer uma exposição o mais breve possível pois as pessoas precisam conhecer os tesouros percebidos por você, e é claro não esqueça de me convidar.

http://br.olhares.com/father_and_son_foto1449354.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o teu comentário.